30.10.18 • Por Nelise Raimondi
Espremedor de frutas - Philippe Starck
Algumas vezes adquirimos objetos que com o passar do tempo são facilmente substituídos por outros, sem que esta substituição nos cause qualquer desconforto.
Mas, há também os objetos que nos cativam, fazendo com que a usabilidade deste produto esteja diretamente relacionada com a percepção e compreensão - homem e objeto.
Essas funções básicas que se relacionam desde o planejamento do produto, concepção e desenvolvimento, podem ser: prática, estética e simbólica. São elas as responsáveis por criar relação entre o homem e o produto.
Vamos entender qual a relação causada por cada função?
São funções práticas todos os aspectos fisiológicos de uso (LÖBACH,1981). A função básica se relaciona com o homem no suprimento de necessidades fisiológicas e passam a sensação de facilidade do uso; prevenção ao cansaço; oferta de conforto; segurança.
Para a criação desta percepção ao consumidor o produto precisa ser criado pensando no seu uso, na sua ergonomia, sua forma de ser operacionalizado e como o material de fabricação pode deixá-lo extremamente funcional sem perder a criatividade.
A função estética dos produtos é o aspecto psicológico da percepção sensorial durante o uso (LÖBACH, 1981). A função estética está relacionada a percepção do consumidor com a beleza, sensação de prazer e o bem estar contemplativo para um determinado objeto.
A função simbólica é uma das mais complexas. Por um lado porque se liga com a espiritualidade, experiências e sensações anteriores do homem. Por outro lado, também é determinada por todos os aspectos espirituais e psíquicos do uso do objeto. Envolve fatores sociais, culturais, políticos e econômicos e, também, associa-se a valores pessoais, sentimentais e emotivos. (LÖBACH, 1981). A função simbólica se relaciona com o seu consumidor por meio de toda a sua concepção vivida, fazendo-o reviver um momento, estilo ou uma época. Esta função está diretamente ligada a emoção que ela passa ao seu consumidor.
Design compacto e atraente, indicado para descomplicar a vida do consumidor.
O purificador de água da Consul é um produto leve que pode ser fixado na parede ou disposto em bancadas, integrando-se ao espaço
e entregando água de qualidade.
Em razão destas características, o Purificador de água da Consul, possui as funções: Prática com sua facilidade de uso; Estética pois integra-se ao espaço; Simbólica, evidenciando a sensação de prazer, bem estar e saúde.
Seu propósito é tanto funcional quanto emocional. Oferece segurança e conforto devolvendo o volume da perna, incentivando
a reabilitação e auto-estima do amputado,
a um custo bastante acessível. Os furos
no formato de confete podem ser utilizados
para customização e ampliam as possibilidades
de se expressar. Muitas opções de cores
e com um desenho que encoraja o usuário
a troca-las.
Essas características, fazem com que a capa para prótese, tenha as três funções do Design: Prática, Estética e Simbólica
Não é orientada para o conforto do usuário.
A exagerada profundidade do assento é maior que a medida interna da coxa humana. Tem
uma excessiva inclinação do assento que não proporciona conforto ao sentar. Trata-se mais
de um objeto artístico que possui formas semelhantes a um objeto de uso.
Devido a essas características, a cadeira Red and Blue tem como sua função, a função estética.
Para LÖBACH um bom design não atende apenas uma, mas sim as três funções de forma simultânea. Sendo prática
no seu uso, causando uma experiência estética e simbolizando algo que remeta ao usuário uma conexão com o objeto
e suas memórias.
Referência: LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. s. l.: Edgar Blücher, 2001
No fim da década de 70, Dieter Rams cada vez mais preocupado com o estado do mundo ao
seu redor: “Uma confusão impenetrável de
formas, cores e ruídos”.
A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto, por este
motivo ela deve reproduzir a verdadeira expressão do seu conteúdo.
No dia a dia o empreendedor busca de diversas formas manter a empresa rentável e competitiva no mercado. Muitas vezes o desafio para evoluir
o seu negócio vai além de poupar para investir.
Algumas vezes, a identidade visual da empresa precisa sofrer um redesign para mantê-la forte
e competitiva no mercado. Identifique sinais
que pedem uma análise na identidade visual.
Todo o produto possui pelo menos uma função básica que rege o seu planejamento, concepção e desenvolvimento. Vamos entender qual a relação causada por cada função?
Leia MaisHoje com o acesso massivo às tecnologias inseridas em processos e produtos, encontrar
o diferencial competitivo passa a ser muito
mais complexo.
A rotina do dia a dia pode aos poucos eliminar
a criatividade, transformando o que antes era prazeroso e fluído em algo cansativo e muitas vezes chegando a um resultado de baixa qualidade.