Atualizar a identidade visual da marca – Quando e por quê?

15.10.18 • Por Nelise Raimondi

A identidade e a linguagem visual de uma marca caracteriza de forma consolidada tudo o que a empresa acredita e representa para o mercado, ou seja, sua missão, visão e valores.

Algumas vezes, a identidade da empresa precisa passar por um processo de redesign para mantê-la forte e competitiva no mercado. Vamos identificar alguns sinais que indicam a necessidade de uma análise na marca:

Mudança na estratégia da empresa

Muitas vezes uma alteração no canal de vendas, nos produtos ou na área de atuação, demandam um redesign. O público precisa reconhecer a marca, os produtos e criar uma relação que vá além do simples consumo, mas que expresse uma sensação ou transmita um sentimento. Uma marca reconhecida se torna forte e ganha associações importantes na cabeça do consumidor. Por exemplo: Símbolo de maçã = Apple; Vermelho e amarelo = MCDonald's; Tipografia da Coca Cola.

Mudança no comportamento do consumidor

Imagine um público de pré adolescentes (11 a 13 anos) da década de 80. Com muita certeza, nesta época uma empresa conseguiria se comunicar com este público por revistas e jornais, mas para os adolescentes de hoje ela precisaria estar nas redes sociais. Além do canal de comunicação, a linguagem, logotipo, tipografia e grafismos também precisam se renovar para conversar com as versões do consumidor que se modificam ao passar dos anos. Desta forma o redesign evita correr o risco de se tornar defasada ou incompreendida na atualidade.

Atualização

Há 20 anos a internet era acessível para poucas pessoas, hoje é realidade para muitos. A tecnologia, concepções e compreensões de mundo mudam a todo instante e é importante se manter atual, atraente e competitivo no mercado. O redesign é este “respiro” para continuar instigante com o passar do tempo e das gerações. O mundo está evoluindo e o seu público também.

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