OS BENEFÍCIOS DO DESIGN NA ESTRATÉGIA DA EMPRESA

03.09.18 • Por Nelise Raimondi

No dia a dia o empreendedor busca de diversas formas manter a empresa rentável e competitiva no mercado. Muitas vezes o desafio para evoluir o seu negócio vai além de poupar para investir e se aplica em onde se deve investir. Muito mais do que enxergar números é preciso enxergar maneiras de agregar valor a produtos e serviços da empresa, para o consumidor. Esta pode não ser uma tarefa fácil, mas pode ser mais simples se o empreendedor conhecer as ferramentas que podem ajudá-lo. O design é uma das ferramentas que agregam valor ao negócio quando aplicado de forma estratégica dentro da empresa. Gerar valor para o cliente, fixar a marca e caminhar para o futuro é o resultado que todo o empreendedor espera alcançar, mas para chegar neste ponto, precisamos entender em quais áreas da empresa o design pode interferir:

Otimização do produto/ serviço

O design busca alternativas que podem ser a solução para aprimorar um produto ou serviço, diminuindo o custo de produção e execução. Para isto, os profissionais de design devem imergir na empresa e no segmento do cliente. Só após conhecer a fundo a estratégia, produto, serviço e consumidor do cliente é possível estudar maneiras, aliado a conhecimentos técnicos, para reduzir o custo e agregar valor.

Identidade com estratégia

Na maioria das vezes a empresa inicia pequena, sem muito planejamento e com o esforço do empreendedor desdobra-se um logotipo e naming que será utilizado por vários anos. No início, uma identidade sem consultoria e técnica pode sanar o problema, mas com o passar dos anos é preciso profissionalizar a identidade da empresa. Com uma identidade criada a partir da estratégia da empresa os símbolos que sintetizam o negócio serão entendidos e se comunicarão com o consumidor final. A identidade é o “cartão de visita” da empresa e será replicada em tudo que a caracteriza.

Consultoria estratégica

E se o problema não for tão evidente? Os resultados dos problemas podem ser bem visíveis: poucas vendas, equipes desmotivadas, faturamento não condizente com os custos... Mas, a raiz do problema pode ser mais difícil de enxergar. Neste caso, uma consultoria pode auxiliar a deixar aparente o problema e trazer alternativas para resolvê-lo. Muito mais que desenhos, o design traz soluções.

Sabemos que empreender não é tarefa fácil! Quer saber mais como o design pode te ajudar nesta caminhada? Vamos bater um papo? Clique aqui e fale com a gente.