DESIGN DE EMBALAGEM – 5 PASSOS INICIAIS

31.08.18 • Por Nelise Raimondi

A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto, por este motivo ela deve reproduzir a verdadeira expressão do seu conteúdo. Seguindo os pontos apresentados por Fabio Mestriner no livro “Design de Embalagem”, apresentamos cinco passos para iniciar o design de embalagem com profundidade:

1 – Conhecer o Produto

Conhecer o produto é um passo essencial para criar uma embalagem que representa o conteúdo. Visitar a indústria para entender a história, matéria prima utilizada, modo de fabricação, como é produzido, são informações que enriquecem
a pesquisa e podem trazer insights para a criação do designer.

2 – Conhecer o Consumidor

Para quem o produto é feito? Esta é uma pergunta que precisa ser respondida ao criar uma embalagem. A embalagem precisa se comunicar com o consumidor e essa comunicação só será efetiva se ela for compreendida pelo consumidor.
Para entender quem adquire o produto é preciso entender seus hábitos, o que o leva a consumi-lo ou utilizá-lo, como
e onde ele consome ou utiliza, quais suas preferências e como ele enxerga o produto. O ideal é contar com pesquisas
que tenham informações detalhadas sobre o consumidor.

3 – Conhecer o Mercado

O mercado onde o produto pertence deve ser estudado e compreendido pelo designer. Entender como ele se posiciona, com quem concorre e como se apresenta no ponto de venda são informações essenciais que podem ser adquiridas com pesquisas e estudo de campo.

4 – Conhecer Tecnicamente a Embalagem

Conhecer os detalhes técnicos da embalagem que está sendo criada, como: fornecedores, custos, produção e plantas técnicas são informações que ajudam o designer a entender como a embalagem vai impactar no custo, logística e processos da empresa. O designer precisa estar alinhado com o consumidor e com a estratégia da empresa criando uma embalagem que facilite processos e seja atrativa para o consumidor.

5 – Conhecer a Estratégia para o Design

Antes de desenhar é preciso planejar. Com as informações coletadas é preciso transformá-las em uma diretriz de design clara e estratégica.

Segundo Fábio Mestriner a função da estratégia na metodologia é fazer com que as premissas básicas do projeto sejam equacionadas e indiquem uma direção a ser seguida no processo de design para responder aos objetivos traçados. Estudar, analisar, compreender e planejar são premissas iniciais para criar um design de embalagem que esteja alinhado com
o consumidor e a empresa. Por meio disto, é possível impactar positivamente todos os envolvidos desde a produção até
o momento em que o produto é adquirido.